quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vestibular..... ?!?!


   O momento mais complicado para qualquer aluno é quando chega a hora de fazer o vestibular. O coitado do estudante é um mar de dúvidas, a única certeza é que essa escolha vai definir o resto da vida dele.
   O 3° ano já começa difícil, porque na primeira aula entra porta a dentro aquele professor excéntrico e com cara de fome... e vai mandando a pergunta "quem vai fazer física como eu?" Quem tá sentado pensa - uma opção a menos - e assim segue todo professor que entra faz a mesma pergunta... outros, ainda, vão além com a clássica frase "faça o que você gosta", até parce que isso ajuda a diminuir as dúvidas.
   No meio do ano o vestibulando tem três problemas triviais;  primeiro é - para onde eu vou fazer inscrição? - tem mais universidade no mundo que estrela no céu!!!! Decidido onde vai se escrever, vem a segunda questão, essa então faz o candidato penar, - que curso eu quero fazer? - nessa etapa perder o sono é normal. Eu não sei se é o número monstruoso de opções ou se o aluno gosta de tudo, mas ô decisão difícil. A última contenda do meio do ano é as notas nas provas da escola.... se  não passa de ano pode esquecer a facul no ano seguinte!!!



   Quando chega o dia do vestibular o aluno lembra de tudo que ele passou - para uns essas lembranças são estímulo para fazer boa prova... outro só ficam mais nervosos com elas. O coitado passou a vida estudando numa sala, mais aquela é diferente - tem cheiro de terreno inimigo, nela é sempre frio.
  É momento de grande tensão, a espera pelo resultado. o candidato psicologicamente abalado pela prova, ainda tem que explicar como foi na prova - cada vizinho, cada tia todos fazem questão de saber os mínimos detalhes, se foi bem é ótimo, se não, foi dar essa explicação um milhão de vez é traumático.
  Bem, quem não conseguiu não adianta muito ficar com cara de choro. A prova mede um momento - o psicológico é mais testado que o cognitivo- então, não ter ido bem em uma prova não siginifica que o aluno não sabe nada - principalmente se o estudante nunca havia feito concurso antes. O jeito é erguer a cabeça e partir para outro vestibular - não se deixar abater.

O aprovado
O que ficou na tentativa



Nenhum comentário:

Postar um comentário