sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A festa dos Deuses - Giambellino

A Festa dos Deuses - Giovanni Bellini - 1514

  
   Depois de postar a capa da Playboy da irmã do Osama, tá na hora de falar de alguma coisa interessante e nada pode alimentar mais a alma que arte. A tela acima é da renascença italiana.
   O termo renascimento é bem aprorpiado para o momento histórico em que vivia esse homens. Com a queda de Bisâncio (hoje Estambul) os nobres critãos gregos foram obrigados a se refugiar na Itália e com eles chegou um novo modo de pensar, principalmente em relação a humanidade - o homemm passou a ser importante e diferente dos outros animais - ser bonito e adimirar o belo deixava de ser pecado.
   Essa obra do Giambellino traz intrínsica todas as caracteristicas do movimento. O proprio nome - Festim dos Deuses - já é um retorno a antiguidade clássica - à Grécia, à Roma, note no lado esquerdo um fauno (meio bode, meio homem).
   O contato com harmônico com a natureza, a bebida servida à vontade, as espressões alegres são traço da mudança ideológica. Apesar das inovações, ninguém era contra a igreja - até porque ela era a maior patrocinadora, veja a Capela Sistina, por exemplo.
   Na fisiologia da obra, a pesperctiva - efeito 3D - é fantástica,e denota a  preoculpação com representações precisas,  as cores são tão harmonicas que nem parece que esses homens viviam em meio a guerra. Essa é uma obra da fase madura do renascimento, então as técnicas estão bastante desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário